terça-feira, 1 de dezembro de 2009

76% DOS ALUNOS ENTREVISTADOS NA APADAF TEM CELULAR



Pesquisa realizada com alunos da APADAF mostra que um dos meios de comunicação mais usados pelos Surdos é o celular.
Os dados revelaram que 76% dos 25 entrevistados utilizam o aparelho para enviar e receber mensagens SMS a amigos e parentes.
Neste sentido, aproveitamos para chamar a atenção das operadoras de telefonia celular a fim facilitarem a aquisição dos aparelhos e dar descontos na tarifa para os Surdos, por se tratar de uma importante ferramenta de comunicação, principalmente em situações de emergência.

Bento XVI pede respeito pelos deficientes auditivos

Bento XVI pediu aos responsáveis políticos e civis que respeitem a dignidade e os direitos das pessoas surdas e que promovam “a sua plena integração social”.

O apelo do Papa foi lançado durante a audiência aos participantes na conferência «Effathá! A pessoa surda na vida da Igreja», realizada no Vaticano entre 19 e 21 de Novembro.

Durante a intervenção no encontro organizado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, Bento XVI assegurou que a Igreja prosseguirá com amor e solidariedade o seu serviço neste campo.

“Infelizmente, ao lado de tantos gestos de acolhimento, solidariedade e comunhão com as pessoas surdas, subsistem ainda preconceitos e discriminações, contrários ao respeito pela pessoa e à sua integração social”, denunciou o Papa.

“Sobretudo nos países em vias de desenvolvimento – prosseguiu – a surdez é ainda, por vezes, consequência de doenças que se podem tratar, e isso devido à falta de assistência sanitária e de políticas e legislações apropriadas.”

Uma humanidade aberta à escuta e à comunhão com Deus

O Papa considera que o episódio bíblico da cura do surdo-mudo, por parte de Jesus, revela o seu desejo de “criar uma nova humanidade”, sintonizada na “escuta”, “comunicação” e “comunhão com Deus”.

“Jesus não sara apenas a surdez física, mas indica que existe uma outra forma de surdez de que a humanidade precisa de ser curada, ou melhor ser salva: a surdez do espírito, que levanta barreiras sempre cada vez mais elevadas à voz de Deus e do próximo, especialmente ao grito de ajuda dos últimos e dos sofredores, e encerra o homem num egoísmo profundo e destruidor”, afirmou o Papa.

De acordo com a narrativa bíblica, a palavra aramaica «effathá», que significa «abre-te», foi utilizada por Jesus na cura de um surdo-mudo. O simbolismo do termo é evocado na maior parte das modalidades de preparação para o Baptismo, quando o celebrante impõe as mãos sobre a pessoa a baptizar e reza para que ela possa entender a pa­lavra de Deus e professar a fé que recebeu no sacramento.

Fonte :http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=1099