terça-feira, 10 de março de 2009

TCC

PROJETO DE PESQUISA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO UNIFEV 2009


Aluno: Arinaldo Gomes da Costa

AS RELAÇÕES DOS SURDOS COM A INTERNET E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DA COMUNIDADE SURDA.

O presente trabalho busca investigar e levantar dados sobre a relação dos surdos da APADAF (Associação dos Pais e Amigos dos deficientes auditivos de Fernandópolis) com a internet, identificando as contribuições do ciberespaço aos surdos da entidade que tem acesso ao ambiente web 2.0. Sabemos que a legislação brasileira é considerada uma das melhores do mundo no que se refere aos direitos dos deficientes e teve, a partir de 1990, um papel importantíssimo para as conquistas da comunidade surda em diversos campos ,mas principalmente na educação e no acesso ao mercados de trabalho . Entre as conquistas podemos destacar a oficialização das Libras (a Língua Brasileira de sinais No Brasil, a presença de intérpretes nas escolas e obrigatoriedade das escolas públicas e privadas de não recusar alunos com necessidades especiais como ocorria no passado. Em se tratando de mercado de trabalho foi criada em 1991, a Lei de Cotas, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a reservar de dois a cinco por cento das vagas para àqueles que antes eram marginalizados e tratados como um ser menor. O setor empresarial também tem contribuído significativamente com as entidades sociais através dos programas de responsabilidade social , porém a dificuldade de elaboração de projetos não permite que muitas entidades usufruam dos benefícios oferecidos pelas empresas .
Entendendo que é preciso avançar principalmente na formação intelectual e social dos surdos para que possam ter mais condições de competir no mercado de trabalho e serem protagonistas das transformações que almejam . Isso, a meu ver é possível através do conhecimento e uma das ferramentas que podem contribuir para esta transformação é a Internet e suas possibilidades.

Objetivo Geral: Desenvolvimento intelectual, profissional e social da comunidade surda da APADAF- entenda-se comunidade surda como sendo: alunos, professores, fonoaudiólogos, voluntários e pais.

Objetivos Específicos: Criação de um site para a APADAF que deverá produzir textos, artigos e eventos relacionados à surdez para que a entidade possa ter uma identidade e que seja um ambiente de desenvolvimento de toda a comunidade surda.

Justificativa: A alfabetização e a escrita é primordial para o desenvolvimento dos surdos.
Problema: Ao contrário de muitas associações de surdos, A APADAF não dispõe de nenhum meio de comunicação para divulgação para divulgação dos seus trabalhos, eventos e assuntos relacionados á surdez.

Hipótese: Uma das hipóteses é que esta iniciativa poderá servir de incentivo para que outras associações sintam-se motivadas a criarem o seu espaço virtual.

Proposta de Produto: Site ou Blog estruturado conforme as normas de acessibilidade.

Metodologia: Proponho fazer uma investigação de caráter quantitativo e qualitativo, dividida em duas fases. Num primeiro momento farei um levantamento dos alunos surdos na APADAF (Associação dos Pais e amigos deficientes auditivos de Fernandópolis) e a relação de cada um com a internet. Já, num segundo momento aplicarei questionários com os alunos e professores da entidade. Após analisar os dados e, tendo como referência teóricos que discutem a inclusão digital e a informação como importante ferramenta de inclusão Social, desenvolver com o apoio do projeto ABRACCE da Elektro um site para APADAF. A proposta é que o as informações do site sejam atualizadas pelos próprios alunos da APADAF com a supervisão e coordenação dos professores e profissionais da área de comunicação social.

Bibliografia básica:

ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação/ECA-USP. Dissertação de Mestrado, São Paulo, ECA/USP, 2002 (disponível na Biblioteca da ECA/USP).
BARI, Valéria Aparecida. Por uma epistemologia do campo da Educomunicação: a inter-relação comunicação e educação pesquisada nos textos geradores do "I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação". Dissertação de Mestrado, São Paulo, ECA/USP, 2002 (disponível na Biblioteca da ECA/USP).
BRAGA, José Luiz & CALAZANS, Maria Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker Editores, 2001.
KAPLÚN, Mario. Processos Educativos e Canais de Comunicação. In: Revista Comunicação & Educação, São Paulo, Editora Moderna (14), jan/abr 1999, pp. 68-75.
SILVA FILHO, Genésio Zeferino. Educomunicação e sua metodologia: um estudo a partir de ONGs no Brasil. Tese de Doutorado, São Paulo, ECA/USP, 2004 (disponível na Biblioteca da ECA/USP).
SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato: revista brasileira de comunicação, arte e educação. Brasília, Ano 1, jan./mar. 1999, n. 2. pp. 19-74.
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__________________________. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação, In: Comunicação & Educação. São Paulo, ECA/USP-Editora Segmento, Ano VIII, jan./abr. 2002, no. 23, pp. 16-25.
__________________________. Sociedade da informação ou da comunicação. São Paulo, Cidade Nova, 1996.

COSTA,R. A cultura digital . São Paulo. Publifolha,2002.

LABOURIT,e. o VOO DA GAIVOTA. São Paulo, Best Seller, 1994.

LEVY, P. As tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34 ,1993.

LEVY, P. O que é Virtual.

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SASSAKI, R. K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: Mídia e deficiência, Brasília: Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Fundação Banco do Brasil, 203, p. 160-165.
SASSAKI, R. K. Como chamar as pessoas que têm deficiência.

:http://www.celsobadin.com/surdo/estatisticas
http://apadaf.blogspot.com
http://www.escoladegente.org.br/mypublish3/VisualizarPublicacao.asp?CodigoDaPublicacao=867&visualizar=1&CodigoDoTemplate=2