terça-feira, 7 de abril de 2009

IMPLANTES COCLEARES - Controvérsias


(CBS) A controvérsia que envolve os implantes cocleares tem muitos pontos de vista. Para a comunidade surda, Icos são uma afronta à sua cultura e segundo estes, eles constituem uma minoria de surdos tratados por uma maioria de pessoas ouvintes.
A comunidade surda alega que sua vida está totalmente completa e funcionante e, com a linguagem de sinais ( no Brasil, LIBRAS) ao invés da linguagem oralizada, eles não apresentam desvantagens na sociedade.
Mary Koch, que foi uma das pioneiras do Centro de Reabilitação Auditiva do programa da Johns Hopkins conta que o mundo médico e dos surdos encontra-se dividido. A percepção (comunidade dos surdos) é que não existe nada de errado. Que nada necessita conserto. Em nossa opinião alguma coisa necessita ser corrigida, divergimos neste aspecto”, Dra Koch relata.
A revolução “surda” iniciou-se na década de 70. A cultura se revoltou contra tentativas por parte de alguns educadores em ensinar crianças surdas a falar, oralizar. Esta tentativa de oralizar a população não estimulou o uso da linguagem de sinais em crianças que mesmo em uso de aparelhos auditivos potentes tinham dificuldade no aprendizado da linguagem.
Sigrid Cerf tornou-se surda com três anos de idade, mas cresceu fora da comunidade dos surdos, desenvolvendo a língua com o auxílio de uma boa leitura labial. Ela se lembra da tensão ao tentar captar as sutilezas de inglês falado.
"Levou muito tempo e esforço para eu conseguir reunir palavras separadas porque tudo que eu ouvi eram vogais separadas e meu cérebro trabalhava enquanto o meu corpo inteiro encontrava-se tenso e forçando uma tentativa de reunir tudo que era captado, Cerf explica.Cerf foi implantada quando estava com 53 anos, mas ela diz que compreende as alegações da comunidade surda."A comunidade surda é uma cultura. Eles estão semelhantes ao que acontece com a cultura da comunidade hispânica, por exemplo, onde pais que são hispânicos, e em nosso exemplo os pais que são surdos, gostariam de ver seus filhos com o seu idioma ou cultura primária, Cerf diz"É difícil de aceitar algo que coloca uma cultura inteira em questão”
Universidade de Gallaudet - considerada a "Harvard" da comunidade surda - debateu de perto todos os lados sobre sua posição em relação aos ICos.
Mercy Coogan, Diretor de Relações Públicas da Gallaudet, diz que a universidade não tem ainda uma posição acerca dos implantes cocleares."Nós tentamos ser um foro onde as pessoas podem olhar objetivamente" para isto, Coogan diz. "Uma universidade é onde você debate assuntos, então disto faz julgamentos baseado nesta ou naquela discussão."
Copyright 1998, CBS Worldwide Inc., All Rights Reserved
Fonte: http://www.implantecoclear.net/