sábado, 25 de setembro de 2010

E QUE VENHA MAIS UMA PRIMAVERA !



Hoje a Comunidade Surda do Brasil celebra o DIA NACIONAL DO SURDO . È uma data muito importante, pois nos faz refletir sobre os avanços conquistados e relembrar as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Em Fernandópolis, os eventos comemorativos desta data começaram no dia 24 deste mês com a realização dos seguintes eventos: Na APADAF os alunos ,professores e familiares surdos realizaram uma festa por volta dás 20:00 . Outro acontecimento interessante e que reuniu surdos de várias cidades da região,inclusive de outros Estados foi a IIX festa dos surdos , interpretes e ouvintes realizada ontem no clube da ADPM .