segunda-feira, 27 de outubro de 2008

COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES NOS SITES RELACIONAMENTOS:RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA

COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES NOS SITES RELACIONAMENTOS:


RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA


GOMES DA COSTA,Arinaldo.Unifev-Centro Universitário de Votuporanga.

Resumo :A evolução tecnológia deflagrada a partir da revolução industrial , teve como aspecto negativo o fechamento de muitos postos de trabalhos e a criação de novas atividades para atender a demanda de mercado .Por outro lado , o desenvolvimento dos meios de comunicação e a Internet produziram a chamada sociedade da informação ,onde o conhecimento é visto como o maior valor e,portanto necessita de uma reflexão profunda por parte dos internautas quanto responsabilidade social e o poder das comunidades virtuais no desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais. Aos invés de criarem mundos próprios , os usuários precisam atentar para o fato de que o objetivo central ao pertencer uma comunidade está na sensação de que todos podem , de alguma forma, construir e compartilhar conhecimento ,mesmo sem perceber, através do processo de interação presente na cultura digital. Este artigo tratará do relato de uma experiência vivida por uma garota surda em Fernandópolis-SP e a identificação de aspectos positivos dos sites de relacionamentos na educação dos surdos. Tal relato refere-se às contribuições da Internet no desenvolvimento da escrita e da fala do internauta surdo, enquanto comunica-se com pessoas ouvintes através de sites como MSN e Orkut.Busca também fomentar pesquisas sobre o tema no meio acadêmico , vislumbrando que em breve muitos ouvintes -integrantes de comunidades virtuais tornem-se amigos dos surdos presentes na rede e assim , contribuam para o desenvolvimento da fala e da escrita destas pessoas . Considero a importância de se realizar pesquisas de comunicação que discutam e contemplem experiência qualitativas vividas por familiares e pessoas com necessidades de educação especial,entendendo que a função social dos estudantes de comunicação social- jornalismo não é apenas apontar as críticas e os malefíficios causados pelos meios de comunicação aos seres humanos ,mas revelar observações particulares ,e com isso sinalizar novos rumos e perspectivas de evolução dos ambientes virtuais contribuindo para o desenvolvimento das comunidades consideradas especiais. Busco neste trabalho chamar atenção para a importância em buscarmos interagir com novas comunidades na rede , entendendo sua cultura , seus costumes e a forma com veêm o mundo ,para que possamos nos tornam agentes transformadores na sociedade. Aos invés de criarem mundos próprios , os usuários devem atentar para o fato de que o objetivo central ao pertencer a uma comunidade está na sensação de que todos podem , de alguma forma, construir e compartilhar conhecimento ,mesmo sem perceber, através do processo de interação presente nas comunidades virtuais .Paula Caroline de Araújo Costa , 18 anos ficou surda aos nove meses e aos 14 anos fez um implante coclear passando a ouvir todos os sons,porém a decodificação das informações é um processo incerto,já que não há memória auditiva dos vários sons existentes na natureza. Após a cirurgia e coincidentemente entrando na adolescência , a jovem teve acesso a internet e aos sites de relacionamentos como MSN e ORKUT. Desde então, seu pai percebeu uma evolução escrita das mensagens aos ouvintes ,principalmente, quanto ao uso dos verbos,praticamente inexistentes em textos , recados e mensagens anteriores ao mergulho na WEB. Antes dialogar com seus amigos na Internet,Paula redigia mensagens do tipo: Papai, você legal. Após três anos em contato com Internet ,ela constrói frase do tipo : Olá , Papai! você está legal?. Acreditamos que esta nova forma de escrever se deve ao fato da jovem, ao ser perguntada por um ouvinte ,memoriza estrutura da frase e a reproduz quando precisa. Exemplo: " Olá Camila! Você está legal?

Palavras-chave: Internet-Comunidades Virtuais-surdez