terça-feira, 20 de outubro de 2009

PASSANDO O BASTÃO

Em 2008, durante o quinto período do curso de comunicação social- jornalismo na UNIFEV resolvi fazer a seguinte experiência: buscar no GOOGLE a palavra APADAF. Como resposta obtive apenas algumas notícias em sites de Fernandópolis , mas nada do tipo: “nós falando de nós, para nós e para os outros”. Confesso que fiquei triste, pois era testemunha das contribuições da instituição durante os seus 13 anos de existência, sempre preocupada com desenvolvimento social e intelectual dos surdos e deficientes auditivos da nossa região, mas infelizmente não possuía um meio de comunicação para divulgar suas idéias, ações e compartilhar informações relacionadas à surdez “no ciberespaço.”

Naquele momento, convicto de que função básica de qualquer cidadão é focar suas ações na busca por uma sociedade mais humana e igualitária, e principalmente pelo carinho todo especial que sempre tive pela comunidade surda, decidi criar este singelo blog. Num primeiro momento, a idéia era dar visibilidade e criar uma identidade da APADAF no ambiente virtual. Desta forma, a entidade poderia ser conhecidade por internautas de vários cantos do mundo.

No entanto, durante as pesquisas sobre a surdez e, à medida que o tempo foi passando, meu interesse pela história e cultura dos surdos aumentava a cada dia e tenho certeza absoluta que as descobertas e sensações com as quais vivenciei , bem como o estreitamento das relações com a comunidade surda me faz sentir hoje uma pessoa mais nobre . Tenho a convicção plena que esta experiência só contribuiu para o meu crescimento como ser humano.

Todavia, ao concluir do meu TCC no final deste ano, outra etapa do projeto inicia e o HTTP://apadaf.blogspot.com precisa cumprir a função proposta , ou seja, ser produzido pelos alunos da APADAF, pois eles são a motivação e razão da existência do Blog. Além disso, penso que ao produzirem e divulgarem notícias, imagens e vídeos, os meninos e meninas estarão desenvolvendo ainda mais a criatividade, a sociabilidade e também contribuindo para o crescimento da inteligência coletiva proposta por Pierre Levy.