sexta-feira, 6 de março de 2009

Fichamento

ARINALDO GOMES DA COSTA
7º PERÍODO COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO
UNIFEV
PROFESSOR:ANDRÉ TERUIA


TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVOM ESPAÇO INTERATIVO NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS SURDOS

Autor: Rossana Delmar de Lima Arcoverde


Preconceito ouvinte surdo


“Lane ( 1984) em seu livro Quando a mente ouve : A história do surdo ,conta que os surdos geralmente ,na Antiguidade e na idade média eram rejeitados no convívio social e considerados mal educados e incapazes de serem educados,sendo classificados muitas vezes como pessoas selvagens e não civilizadas. Esses conceitos na verdade são atribuídos para ressaltar uma anormalidade em comparação com a maioria dos ouvintes e legitimam o estigma da deficiência. (pag 252, parágrafo 6).”



A importância do desenvolvimento da escrita para o surdo

“È a partir do uso da escrita como tecnologia que conhecimentos científicos e populares são divulgados de geração a geração, propiciando a documentação e registro de idéias , de sentimentos, de informações e da história de um povo. “ Sem a escrita não há datas , nem arquivos, não há listas de observações, tabela de números, não há códigos legislativos e filosóficos e muito menos críticas destes sistemas”( Levy,1992,pg.96).”( pg.4).



“... escrever é fazer uso de um instrumento cultural e ideológico que permite ao sujeito refletir ,elaborar o conhecimento e tomar consciência ideológica de si e do mundo que o rodeia. È antes de tudo fazer ser lido e ler,compreender , responder , perguntar ou argumentar. È usar uma língua que carrega consigo valores , entoações , estilos , gêneros e discursos. È portanto , fazer uso de uma linguagem social, cultural,ideológica e política.” ( pg. 17).



A escrita e as novas tecnologias digitais


“Os recursos das novas tecnologias podem, portanto ser utilizados como instrumentos no processo de apropriação da linguagem escrita em língua portuguesa. Essas tecnologias ao abrirem possibilidades também para novas construções constituem-se num espaço de apropriação cada vez mais explorado em especial pelas práticas de educação a distância ou semipresencial.” ( pg. 5 ).


“A escrita através da internet, possibilita ao surdo escrever e português e pensar em português fazendo o uso social da linguagem escrita incorporada a necessidade discursiva. Nesse caso, podemos verificar que os surdos quando vivenciam essa experiência, podem penetrar numa situação concreta de enunciação e usar a linguagem escrita em língua portuguesa para interagir com os outros .
Mediante essa nova situação de produção, é propício abrir um espaço propiciador de interações e permitir que as enunciações aconteçam engendradas pela necessidade efetiva de uso da linguagem escrita. Devemos para tanto possibilitar no contexto digital condições para que vozes/ enunciados se entrecruzem na configuração de um espaço onde os surdos e a palavra escrita em língua portuguesa possam se encontrar,tendo em vista que , se ao conhecimento subjaz um diálogo ativo e responsivo, sem a palavra não pode haver conhecimento.”( pg 6).



“As tecnologias digitais permitem aos surdos, assim com aos ouvintes ,introduzirem espontaneamente na língua que estão usando para se comunicar, e inscrevendo –se numa atividade enunciativo-discursiva, ressignificar sua escrita ,fazendo um uso social da linguagem . Permitem que num sentido amplo ,tenham a oportunidade de interagir e aprender,independente de sua condição física”. (pg 7)



“ A análise das produções escritas dos surdos assinala que a interação vivida no contexto digital é um caminho que deve ser tecido pouco a pouco ,dia a dia, byte a byte e que podem constituir surdos e ouvintes em interlocutores efetivos que compartilham experiências ,conhecimentos e linguagens sociais. As conexões estabelecidas formam os fios dialógicos e ideológicos necessários para o encontro plurilíngüe de enunciados,de vozes , de entoações ,de temas e de pontos de vista ,abrindo-se assim, novo espaço de interação para o surdo.(pg 14).

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